Dicas básicas para a coordenação de modelos

Caio Garcia Motta Cal

Expressividade corporal, leveza nos movimentos, força no olhar, variações de poses, etc. Definitivamente, a vida de um (a) modelo não é fácil. Dessa maneira, não me arrisco em dizer que a fotografia de moda é um dos segmentos mais complexos. Vale ressaltar que esse grau de complexidade gira em torno basicamente da pré-produção. Mas, qual é o melhor caminho? PLANEJAMENTO. Essa, sem dúvidas, é a palavra de ordem que irá definir (ou não) o sucesso do seu trabalho.

Foto de Caio Cal para o editorial "Fuga"

Foto de Russell James para o editorial "Ragtag"

Quem será o maquiador? E o stylist? A locação já foi definida? Estúdio ou externa? Como vocês puderam perceber existem muitos questionamentos a ser desvendados. Por isso, iremos abordar de forma prática, todos os elementos vitais que compõem uma fotografia essencialmente de moda. Hoje, vamos retratar um tema muito recorrente na vida de um fotógrafo. Como deixar uma pessoa naturalmente bela diante da nossa lente?

Foto de Patrick Demarchelier para a Vogue Índia

Foto de Mario Testino para a edição de julho/11 da Vogue América

Primeiramente, precisamos diferenciar uma modelo profissional de uma modelo que está começando na área (também chamada de “new face”). Além dessas duas “classes”, temos uma terceira que chamamos carinhosamente de “modelos-amigas”. Quem nunca fotografou uma prima, uma irmã, uma vizinha etc? Essa diferenciação é de suma importância, visto que a sua amiga não tem a mesma experiência e/ou vivência técnica que a Gisele Bündchen, por exemplo. Confira algumas dicas:

1- Converse bastante com a sua modelo. Mostre referências de outros profissionais e explique (de forma objetiva) a proposta do ensaio.
2- Não cobre expressões (faciais e/ou corporais) exageradas. Lembre-se: “A naturalidade vem sempre em primeiro plano”.
3- Ensine poses e procure explorar ângulos que favoreçam fisicamente a sua modelo.
4- Incentive-a com palavras de apoio e mostre certa satisfação durante o andamento do ensaio. Evite frases, tais como: “Essa pose não ficou legal” ou “Temos pouco tempo para terminar”.
5- Não use relógio. Parece simples, mas esse ato diminui a ansiedade de ambas as partes.
6- Saiba ouvir e esteja disponível para sugestões.
7- Sensualidade é diferente de vulgaridade. Muito cuidado ao explorar detalhes de cunho pessoal.
8- Mostre uma prévia do ensaio para a sua modelo. Discuta novas composições e ressalte os pontos a serem melhorados. A propósito, parabenize-a por seu empenho.

Foto de Mario Testino | Modelo: Gisele Bündchen

Como vocês puderam perceber o trabalho do fotógrafo ultrapassa os limites do clique. Nós somos responsáveis por uma avaliação completa do projeto. Além disso, precisamos estar atentos para as seguintes questões:

1- Busque a ajuda de profissionais capacitados e, se possível, monte uma equipe. A função do maquiador, por exemplo, é extremamente valiosa para o sucesso de uma fotografia de beleza. Mostre-se atento para as novidades do mercado e nunca interfira no trabalho do seu parceiro.
2- “Tempo é dinheiro”. Dessa forma, monte um cronograma de ações e estude as prioridades para a conclusão do determinado ensaio.
3- Abuse da criatividade e fuja dos clichês. Existem inúmeros programas que são verdadeiras fontes de inspiração. Indico o ANTM (America’s Next Top Model). O reality show mostra a trajetória de novas modelos e, sobretudo, o making of de super produções.
4- Procure trabalhar mais de uma vez com a mesma modelo. Esse fato gera uma maior cumplicidade e, consequentemente, as fotos ficarão com um ar mais natural.
5- Invista em locações. Uma imagem conta uma história e, por isso, procure eternizar o momento da melhor forma possível.
6- Não transforme a sua modelo em um robô. Muito cuidado com o excesso de photoshop. Afinal de contas, “menos é sempre mais”.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s