Exposição “Gibis” apresenta livros de artista com elementos de HQs

A Divisão de Coleções Especiais e Obras Raras da Biblioteca Universitária recebe, de 28 de outubro a 22 de dezembro, a exposição “Gibis”.  Na mostra, serão apresentados livros de artistas pertencentes ao pesquisador Amir Brito e à Coleção Livro de Artista da UFMG, que contêm elementos ou personagens das histórias em quadrinhos (HQs), como as onomatopeias desenhadas ou os balões para representar diálogos.
“Gibi” era o nome de uma revista brasileira de história em quadrinhos lançada em 1939. Desde então, no Brasil, o termo “gibi” tornou-se sinônimo de “revista em quadrinhos”. Considerados um tipo de revista para crianças, com o passar do tempo os gibis se transformaram em quadrinhos adultos, principalmente com a contribuição dos artistas dos anos 1960 e 1970. Por outro lado, naquela época, a Pop Art se aproximava dos meios de comunicação de massa, utilizando imagens do cinema, da publicidade e das histórias em quadrinhos no contexto das artes visuais.
“Elementos básicos do que constitui uma HQ – sequência, narrativa gráfica, movimento, tempo – ganharam destaque na arte contemporânea, de modo que os quadrinhos são frequentemente evocados. E isto é particularmente verdadeiro nos livros de artista”, explica o professor Amir Brito, curador da mostra.
O livro de artista pode ser compreendido como uma obra de arte concebida por um artista na forma de livro. Assim, o livro é o suporte e permite a criação dos mais diversos trabalhos artísticos que exploram as relações entre palavras e imagens, sem que haja necessariamente uma relação hierárquica entre elas.
As narrativas gráficas dos gibis são encontradas em vários desses livros, desde as fotonovelas de Allan Kaprow e de Antonio Manuel até os trabalhos de artistas conceituais, como Lawrence Weiner. “Também podem ser feitas de forma bem-humorada, como nos desenhos do pioneiro Ad Reinhardt com sua página “how to look…” ou os desenhos de “temas de arte contemporânea” de Marcelo Cipis”, destaca Amir.
A exposição “Gibis” traz livros desses e de outros artistas e poderá ser apreciada de segunda à sexta, das 8h às 22h, na Divisão de Coleções Especiais e Obras Raras, no 4º andar da Biblioteca Central. Mais informações pelo telefone (31)3409-4615.
Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s