Normalização Bibliográfica

As normas que orientam a normalização de trabalhos técnico-científicos são aprovadas pela Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT). Além da norma para elaboração de referências bibliográficas (NBR 6023), a ABNT estabelece regras para outros assuntos relacionados à documentação, tais como: abreviação, numeração e ordenação, dentre outros.

Nesse sentido, a Universidade Federal de Minas Gerais utiliza como padrão as normas editadas pela ABNT, entre elas a NBR 6023 que estabelece os elementos e orienta a elaboração de referências bibliográficas; a NBR 6027 que estabelece os requisitos para apresentação de sumário de documentos; a NBR 6028 que estabelece os requisitos para redação e apresentação de resumos; a NBR 10520 que especifica as características exigíveis para apresentação de citações em documentos, entre outras.

»»»

A biblioteca da Escola de Belas Artes, de acordo com a disponibilidade,  fornece orientação na normalização de trabalhos técnico-científicos, especialmente de teses e dissertações defendidas no Programa de Pós-graduação em Artes.

Para as teses e dissertações defendidas no Programa de Pós-graduação em Artes da EBA é obrigatório, também, a inserção da ficha catalográfica cuja elaboração também é um serviço prestado pela biblioteca. Veja neste blog os ítens necessários para solicitar esse serviço.

»»»

                   INDICAÇÃO DE LIVRO                              (disponível para empréstimo na biblioteca)

FRANÇA, Júnia Lessa; VASCONCELLOS, Ana Cristina de. Manual para normalização de publicações técnico-científicas. 8. ed. Belo Horizonte: Ed. UFMG, 2007. 255 p.

Anúncios