Normalização Bibliográfica

As normas que orientam a normalização de trabalhos técnico-científicos são aprovadas pela Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT). Além da norma para elaboração de referências bibliográficas (NBR 6023), a ABNT estabelece regras para outros assuntos relacionados à documentação, tais como: abreviação, numeração e ordenação, dentre outros.

Nesse sentido, a UFMG utiliza como padrão as normas editadas pela ABNT, entre elas a NBR 6023 que estabelece os elementos e orienta a elaboração de referências bibliográficas; a NBR 6027 que estabelece os requisitos para apresentação de sumário de documentos; a NBR 6028 que estabelece os requisitos para redação e apresentação de resumos; a NBR 10520 que especifica as características exigíveis para apresentação de citações em documentos, entre outras.

Também está estabelecido como padrão obrigatório os parâmetros da NBR 14724. Ela determina que os elementos pré-textuais devem iniciar no anverso da folha, com exceção dos dados internacionais de catalogação-na-publicação que devem vir no verso da folha de rosto. Os elementos textuais e pós-textuais devem ser digitados no anverso e verso das folhas.

»»»

A biblioteca da Escola de Belas Artes, de acordo com a disponibilidade,  fornece orientação na normalização de trabalhos técnico-científicos, especialmente de teses e dissertações defendidas no Programa de Pós-graduação em Artes.

Para as teses e dissertações defendidas no Programa de Pós-graduação em Artes da EBA é obrigatório, também, a inserção da ficha catalográfica cuja elaboração também é um serviço prestado pela biblioteca. Veja neste blog os ítens necessários para solicitar esse serviço.

»»»

                   INDICAÇÃO DE LIVRO                              (disponível para empréstimo na biblioteca)

FRANÇA, Júnia Lessa; VASCONCELLOS, Ana Cristina de. Manual para normalização de publicações técnico-científicas. 8. ed. Belo Horizonte: Ed. UFMG, 2007. 255 p.

Anúncios